Menu fechado

Mudança no sistema de Elo Interno do Clube

Resumo das mudanças 2020

  • Aumentar o valor inicial dos rating de 1500 para 1800;
  • Todos os jogadores vão receber 200 pontos, para nivelar;
  • Sem mais  BÔNUS ou PUNIÇÕES;
  • Vença os chefes ( Convidados vão ter elo da LBX, elo consideravelmente altos).

Quando tivemos a ideia de fazer um ranking interno de xadrez, no ano de 2019, o nosso objetivo principal era classificar os jogadores pela sua força de jogo, e assim fazer com que o clube se tornasse mais competitivo e desafiador. Pensando nisso, o sistema de elo é o principal e o mais justo, para classificar todos os nossos jogadores.

Entretanto precisamos corrigir e adaptar o sistema, para que ele continue fiel ao primeiro e principal objetivo, classificar os jogadores pela sua real força de jogo. Por isso tiramos fatores e adaptamos para a realidade do clube que estamos inseridos.  

Aumentar o valor inicial de 1500 para 1800

Percebemos que o antigo rating passado (1500) não condiz com a força atual dos jogadores de xadrez do nosso clube e por isso vamos aumentar o valor dele para que reflita o real valor de cada jogador no clube e tenha um valor tanto interno quanto externo, levando em consideração os valores iniciais de outros clubes, ligas e federações de xadrez no Brasil e no mundo. (só entre nós, ano passado estávamos lutando para ver quem chegava nos 1800, enquanto temos jogadores que já passam de 2000 pontos em vários outros lugares.)

Todos os jogadores vão receber 200 pontos

Por consequência, de aumentar o valor inicial do clube para 1800 temos que corrigir, o rating interno de cada jogador adicionando 200 pontos para cada, fazendo com que a diferença dessa mudança de rating não seja só para os jogadores novos, mas, para todos os cadastrados no clube.

Não somente no rating geral, mas também nos rating de cada modalidade, para padronizar e deixar com o mesmo sentido de progressão. No ano de 2020, as modalidades são, Xadrez Rápido e Xadrez Blitz. 

Sem mais BÔNUS ou PUNIÇÕES

No primeiro ano do sistema, para dar maior dinamismo e evitar empates, inserimos bônus para os jogadores por suas colocações em torneios. mas, após muitas análises percebemos que não tinha vantagem alguma em fazer isso e deixava os resultados mais confusos. Além das punições de rating que os jogadores sofriam se faltarem mais de três torneios.

Dito tudo isso, às pontuação bônus e as punições não serão mais aplicadas em nenhum sistema de pontuação, todo as pontuações serão resultado direto da força do jogador em torneio e nas suas partidas, em todas as modalidades. 

Mas, os jogadores ausentes por mais de três torneios seguidos, terão os seus dados ocultados das tabelas da temporada e da classificação geral.

Vença os chefes ( Convidados vão ter elo da LBX, elo consideravelmente altos).

Neste ano diferente dos outros, vamos usar o rating lbx para todos os jogadores convidados, então, se um convidado tiver uma pontuação alta na LBX ou CBX, vamos usar essa pontuação como base para o confronto. Assim, os convidados terão sua força condizente com a realidade em todos os torneios que jogarem.

Ufa! Até que fim terminei de explicar o que mudou no rating do clube em relação ao ano de 2019, então espero que tenham entendido e qualquer dúvida é só falar aí embaixo nos comentários ou nos grupos do clube. Lembrando que são mudanças significativas e que vão ser padrão deste ano em diante. 

(Lembrando, se você for só um jogador casual e que seu objetivo é só se divertir e aprender, não precisa se apegar a toda essa informação, pelo menos não agora.)

Publicado em:2020,RANKING,Torneios

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *