Menu fechado

Temporada 2019 – Grandes Mestres

Powered by Rock Convert

Resumo:

Temporada é nome que usamos para o nosso modelo de liga, Objetivo é ter mais torneios em relação ao ano passado e Mudanças no formato do ranking da cidade aplicando o sistema Elo, onde todos começaram com 1500.

            Nesse ano quero paz no meu coração … e muitas vitorias nos tabuleiros. Vamos falar aqui hoje sobre a Temporada de 2019, suas perspectivas, sua meta e os objetivos que queremos alcançar. Então senta que lá vem história.

Visão Geral

             A cada ano procuramos melhorar a nossa qualidade de jogo. Sempre treinando, jogando mais jogos e participando cada vez mais de torneios fora da cidade. Por isso que desde do ano passado temos nos agarrados a ideia da temporada e da sequência de torneios em nosso clube. Como foi a temporada 2018, que teve 07 torneios oficiais, e 35 partidas valendo pontuação, mais de 1.400 movimentos realizados.

            Nesse ano, estamos querendo arriscar um pouco mais com esse ideal e aumentar o numero de torneio e jogos em comparação a 2018. Visando aumentar a competição e o empenho que requer os torneios da cidade. Aumentando como todo a pratica, treino e desempenho dos jogadores.

            Pensando nisso queremos como um dos objetivos que o circuito agregue mais do que jogos, torneios e premiações, queremos que ele tenha um valor educativo e cultural. Por isso a todos os torneios serão atribuídos nomes de Grandes Mestres, que em treinos semanais serão estudados e analisados pelos os alunos.  (É Cultura de Xadrez que se chama né!?)

 Torneios, Partidas e Ranking interno (coisas técnicas)

            O Temporada 2019 irá contar com no mínimo 1 torneio por mês. O ranking irá ser contabilizado pelo sistema interno baseado no ranking FIDE (A Federação Internacional de Xadrez (FIDE)), só participará da disputa no Ranking interno do Alto do Rodrigues, os Jogadores ASSOCIADOS no Clube de Xadrez do Alto do Rodrigues (CXAR), mas isso não impede que outras pessoas interessadas possam participar do torneio.

            Cada torneio será realizado pelo o software Swiss Perfect 98, terá o sistema suíço como forma de emparceiramento e com o número de 5 partidas com a duração 25 minutos cada.  Torneio valendo pelo Ranking do CXAR e da LBX. E seguiram todas as normas e Leis do xadrez, tendo como base o livro Leis do Xadrez Comentadas – AF Ari Maia, v4, 2018.

            Cartazes com informações sobre os torneios saíram no mínimo com uma semana de antecedência com mais informações sobre local e horário. Além de qual Grande Mestre será homenageado no mês.

            Sobre o Ranking interno do clube, todos os jogadores iram começar com o ranking nacional com o valor de 1500 pontos e todos os jogadores que entrarem no clube. O fator K (30) será o mesmo que a LBX usa em seus torneios para facilitar o encaminhamento de dados, além de proporcionar uma melhor flexibilidade e deixar a competição mais dinâmica na questão da perda e ganho de pontos.

            Os critérios de desempate que serão adotados são:

1. Buchholz: Esta é a soma das pontuações dos adversários.

2. Median-Buchholz: O mesmo que acima, mas depois de deixar de fora a maior e a menor pontuação adversários.

3. Progress: Calculado somando pontos em uma tabela do progressivo, por exemplo, se as suas pontuações foram: vitória, derrota, vitória Empate em seguida, a sua pontuação progressiva são 1, 1, 2, 2,5 e seu valor Progresso tie-break é de 6,5.

4. Berger: Alguns dos pontos dos adversários, ponderados como se segue: Para a vitória todos os pontos do adversário. Para o empate metade dos pontos do adversário. Para a derrota zero ponto.

Concluindo

            A Temporada 2019 já vai começar, esperamos partidas emocionantes, momentos incríveis e esperamos que você evolua nos tabuleiros junto com a gente. Serão torneios que ajudaram a cada um evoluir o seu jogo, por que é nesses momentos que os treinos são postos prova e queremos acompanhar a evolução de cada um a cada torneio. 

Para que juntos podemos ser melhores, o clube é, por que nós somos.

Publicado em:TEMPORADA 2019

Post relacionado

2 Comentários

  1. Pingback:RANKING INTERNO #2 -

  2. Pingback:Torneio Magnus Carlsen - Alto do rodrigues/RN -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *